Benefícios da energia solar

A energia elétrica é fundamental para o funcionamento da sociedade contemporânea. Desde as interações sociais até às trocas econômicas, quase todos os sistemas se desenvolveram e estão se expandindo com o uso da eletricidade. A energia fotovoltaica é uma fonte energética limpa e renovável que oferece uma solução sustentável para a manutenção do desenvolvimento do ser humano de maneira equilibrada com o planeta Terra. Nesse contexto, o Brasil é um país de dimensões continentais que tem uma incidência solar alta em todo o território, o que torna rentável o uso desse tipo de energia em âmbito nacional.

Aqui estão alguns benefícios do uso da energia proveniente do Sol de acordo com 3 esferas: socioeconômica, ambiental e estratégica.

Esfera socioeconômica

1. Redução dos gastos com energia elétrica pela população e empresas

A auto geração de energia elétrica por meio de usinas solares, torna possível a economia da conta mensal cobrada pela distribuidora de eletricidade local.

2. Geração de empregos locais de qualidade

A energia solar FV é a fonte que mais emprega pessoas entre as energias renováveis desde 2016. Esse ramo empregou em 2019 aproximadamente 3,8 milhões de pessoas, sendo o Brasil o 8º lugar no ranking dos países que mais empregaram pessoas no setor naquele ano.

Segundo projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 300 mil novos empregos em 2023 no Brasil.

3. Desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva no Brasil

Dado o expressivo crescimento e desenvolvimento da geração de energia solar FV no Brasil, novos incentivos estão sendo realizados para a importação e fabricação de painéis solares e outras partes que compõe o gerador solar, a fim de criar uma nova cadeia produtiva no Brasil. Essa cadeia que tem o potencial de ir desde a fabricação até a venda de painéis solares.

4. Aquecimento de economias locais, regionais e nacional

Com o investimento na cadeia produtiva de geradores solares, as economias podem se beneficiar com o aumento da injeção de capital em diferentes regiões.

Esfera ambiental

5. Geração de energia limpa, renovável e sustentável

6. Não emite gases, líquidos ou sólidos durante a operação

7. Não gera ruídos

As fontes de energia não renováveis provocam danos nocivos para a sociedade e meio ambiente, por meio dos elevados índices de poluição, extração excessiva dos recursos naturais, destruição de ecossistemas, perda de biodiversidade, derramamento de óleo, agravamento do aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre outros danos. Enquanto, determinadas fontes renováveis buscam contribuir na preservação do meio ambiente, combater a poluição ambiental, os gases de efeito estufa, além das mudanças climáticas e o aquecimento global.

A energia solar é uma energia 100% renovável, onde a luz do sol é uma fonte de energia constante. Ela também é limpa, e não gera ruídos sonoros para funcionar. Dos recursos renováveis como energia eólica, hídrica e solar, ela é a mais consistente e previsível.

8. Contribui para as metas de redução de emissões do país

O Brasil assinou o acordo de Paris que delimitou uma meta de redução das emissões de CO2 até o ano de 2030. Dessa maneira, o aumento do uso da energia solar, favorece de maneira positiva o cumprimento disso, visto que ela é uma energia que não produz gases de efeito estufa.

Esfera estratégica

9. Diversificação da matriz elétrica brasileira

10. Ampliação do uso de energia renováveis no país

A matriz elétrica brasileira é composta por fontes renováveis e não renováveis de energia. As fontes não renováveis como, gás natural, petróleo, importação, carvão mineral, nuclear e outros fosseis, ainda representam um grande montante na geração de energia, o que mostra a necessidade do aumento de investimentos em energias renováveis como a eólica e a solar.

As usinas hidrelétricas que são responsáveis por aproximadamente 56,8%(2021) da produção de energia elétrica no Brasil, por outro lado proporcionam vários prejuízos ambientais. Elas têm a água como o seu principal recurso de produção. Essas usinas gastam água em uma proporção equivalente a quatro vezes mais que todo o abastecimento humano nacional. Logo, é importante investir em outras fontes de energia renováveis para que outros recursos essenciais como a água, seja poupado.

11. Redução por perdas por transmissão e distribuição

Como a geração de energia solar tem como objetivo abastecer a própria unidade geradora, existe economia de potencial de energia elétrica que seria perdido por meio do processo de transmissão e distribuição.

Agora que você já saber as vantagens de ter um gerador solar na sua casa ou empresa, entre em contato com a nossa equipe e contrate hoje mesmo a empresa de energia solar que oferece o melhor preço associado a um serviço especializado e qualificado.

Referências:

https://exame.com/esg/energia-solar-criara-mais-de-300-mil-novos-empregos-em-2023-diz-absolar

A MÃO DE OBRA NA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR SOLAR BRASILEIRO. Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Brasil, 2021.

Lana T, et al. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: REVISÃO BIBLIOGRAFICA. Revista Mythos, v.14, n.2, p.51-61, 2021.


Tecnocasa | Energia Solar | Brasília-DF | Instalação de placas solares

Energia Solar como você nunca viu antes

Tecnocasa | Energia Solar | Brasília-DF | Instalação de placas solares

Energia Solar como você nunca viu antes

Tecnocasa | Energia Solar | Brasília-DF | Instalação de placas solares

Energia Solar como você nunca viu antes

Tecnocasa | Energia Solar | Brasília-DF | Instalação de placas solares

Energia Solar como você nunca viu antes

Tecnocasa | Energia Solar | Brasília-DF | Instalação de placas solares

Energia Solar como você nunca viu antes